monte seu negócio na internet com o método mais ...€¦ · neste guia, vou explicar um pouco do...
Post on 26-Sep-2020
0 Views
Preview:
TRANSCRIPT
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
1
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
2
INTRODUÇÃO
Meu nome é Luiz Mello, sou autor do blog Lances Digitais.
Atuo na área de marketing há bastante tempo e há alguns anos
mergulhei no marketing digital. É muito gratificante ter a
oportunidade de contribuir com a transformação digital.
Neste guia, vou explicar um pouco do que acontece no mercado
online, introduzindo os principais conceitos e estratégias.
Minha recomendação mais importante é que você comece com
calma, se familiarizando com esse universo.
Para se organizar abra um caderno de anotações ou o bloco de notas
no seu PC. Assim, você fixa os conceitos na cabeça e junto realiza as
pesquisas na net.
Me siga nas redes sociais e acompanhe nosso blog Lances Digitais,
você será sempre beneficiado com conteúdos que eu preparo
especialmente para quem quer começar.
Luiz Mello
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
3
Sumário Introdução .............................................................................................................................. 2
Capítulo 1................................................................................................................................ 6
O Que É Marketing Digital? ................................................................................................ 6
Conceitos Do Marketing Digital .................................................................................... 7
Persona ................................................................................................................................ 7
Avatar .................................................................................................................................. 8
LEADS ................................................................................................................................. 10
Lead Qualificados ............................................................................................................ 11
Funil De Vendas ............................................................................................................... 11
SEO ..................................................................................................................................... 12
CTA – CALL TO ACTION ................................................................................................. 13
FLUXO DE NUTRIÇÃO .................................................................................................... 13
Conclusão .......................................................................................................................... 14
Capítulo 2.............................................................................................................................. 15
16 Ferramentas Indispensáveis Para Você Usar No Marketing Digital ................. 15
E-mail Marketing ............................................................................................................ 24
Conclusão .......................................................................................................................... 25
Capítulo 3.............................................................................................................................. 26
Estratégias De Marketing Digital .................................................................................... 26
Finalidade Das Estratégias ............................................................................................ 27
Bases Das Estratégias de Marketing Digital ............................................................. 28
Formatação De Estratégias De Marketing Digital De Curto Prazo ..................... 29
Formatação De Estratégias De Marketing Digital De Longo Prazo .................... 34
Blogs .................................................................................................................................. 35
SEO ..................................................................................................................................... 36
Youtube ............................................................................................................................. 36
Listas De E-mails.............................................................................................................. 37
Primeiro Faça Uma Isca Digital .................................................................................... 38
Crie a Sequência de E-mails Auto responder ........................................................... 39
Crie As Páginas De Captura .......................................................................................... 40
Funil De Vendas ............................................................................................................... 40
Conclusão .......................................................................................................................... 41
Capítulo 4.............................................................................................................................. 42
Análise De Métricas De Marketing Digital ................................................................... 42
Análise Blogs E Sites ....................................................................................................... 43
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
4
ROI – Retorno Do Investimento .................................................................................. 44
Custo De Aquisição ......................................................................................................... 45
Receita Recorrente Mensal ........................................................................................... 46
Custo Por Aquisição ....................................................................................................... 47
Custo Por Lead ................................................................................................................. 49
Churn Rate - Taxa De Retenção ................................................................................... 50
Tráfego Por Canal ........................................................................................................... 50
Novas Sessões .................................................................................................................. 51
Conclusão .......................................................................................................................... 52
Capítulo 5.............................................................................................................................. 53
8Ps Do Marketing Digital .................................................................................................. 53
Produto ............................................................................................................................. 54
Preço .................................................................................................................................. 55
Praça................................................................................................................................... 55
Promoção .......................................................................................................................... 56
Pessoas .............................................................................................................................. 57
Processos........................................................................................................................... 58
Posicionamento ............................................................................................................... 59
Performance ..................................................................................................................... 60
Conclusão .......................................................................................................................... 61
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
5
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
6
CAPÍTULO 1
O QUE É MARKETING
DIGITAL?
A Internet deu um grande pulo a partir dos anos 90, quando os
computadores passaram a ser acessíveis ao consumidor final.
A popularização da Internet iniciada nos Estados Unidos, deu início à
Revolução Digital que modificou definitivamente a maneira como
nos comunicamos.
Foi com a popularização da Internet que o termo “marketing digital”
surgiu.
No entanto, em função das limitações tecnológicas da época, não
havia muita diferença entre o marketing digital e o marketing
clássico, uma vez que os dois consistiam em produzir uma marca
(sendo a Internet o canal aplicado em marketing digital).
A grande questão, todavia, era que não existia comunicação entre
empresa e consumidor, a comunicação era parcial, feita apenas pela
empresa com o consumidor.
Foi somente nos anos 2000, com o crescimento dos usuários da
internet, que o marketing digital tomou aparência e deslanchou,
sendo hoje a promessa de marketing do futuro.
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
7
Tal como a internet revolucionou a maneira como as pessoas se
comunicam entre si, o marketing digital revolucionou a maneira
como as empresas se comunicam com seus consumidores.
Conceitos Do Marketing Digital
Assim como em outros setores, o marketing digital é um universo
com seus próprios termos. Antes de iniciar este guia, vamos
conhecer os principais termos utilizados aqui.
Persona
Ao contraditório das técnicas tradicionais, o marketing digital
trabalha com o conceito de personas, que são perfis semifictícios,
baseados nos seus consumidores reais, e que representam o seu
cliente ideal.
Dessa maneira você pode fazer ações mais segmentadas e
direcionadas, destinado às pessoas corretas, poupando tempo bem
como dinheiro.
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
8
Avatar
O avatar é a personificação do seu público-alvo, e o simples fato de
você contar com este recurso em sua campanha de marketing fará
com que seus resultados aumentem bastante.
• Criando Avatar Ideal: Alguns pontos precisam ser definidos
para que você crie um bom avatar. Você precisará coletar
informações sobre o seu público, seja por meio de pesquisas
ou de métricas fornecidas por ferramentas que auxiliam o
marketing digital.
• Demografia: Qual é o sexo do avatar? Onde ele mora? Qual a
sua idade? Onde ele trabalha?
Isso lhe permitirá escolher o vocabulário mais adequado durante a
construção do e-mail.
• Necessidades: O que a pessoa precisa?
• Desejos: O que ela quer?
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
9
• Pontos de dor: O que faz a pessoa não conseguir dormir à
noite? Qual é a sua preocupação?
• Algumas pessoas têm medo de perder dinheiro, enquanto
outras têm medo de não se casar.
Os medos podem ser os mais diversos, e eles lhe darão pistas
preciosas sobre a personalidade do seu público.
Solução: O que o avatar acredita que vai solucionar o problema
dele?
Muitas vezes o avatar acredita que a solução dele é ter mais fãs no
Facebook, seguidores no Twitter ou inscritos no Youtube.
Mas isso não quer dizer que aqueles números trarão conversões. Os
grandes responsáveis pelas conversões são o marketing direto e a
construção de listas, e isso sim é uma solução.
No entanto, você precisa respeitar a opinião do seu avatar. Com o
tempo você será capaz de ensiná-lo qual é o verdadeiro criador de
soluções.
• Saber o que o seu avatar compra: Isso lhe mostrará quais são
os seus principais concorrentes, que não necessariamente
atuam no seu setor.
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
10
LEADS
Para o marketing digital um Lead é um potencial consumidor que
demonstrou interesse em seu produto ou serviço.
Essa pessoa chegou até seu site através de alguma interação como
por exemplo, conteúdo ou formulário, e informou dados que serão
utilizados para futuramente guiá-lo pelo funil de vendas.
Isso significa que ele estava buscando saber mais sobre um assunto
ou serviço.
Esse Lead é um potencial cliente, alguém que já se interessou pela
sua empresa – conteúdo ou serviço – o que significa que
provavelmente ele quer saber ainda mais.
Ele também pode ser uma pessoa que encontrou um contato, ou
que alguém da sua empresa tenha feito algum tipo de contato.
Um Lead é uma oportunidade de negócio e em uma visão mais
ampla de marketing pode fazer parte de uma lista e ser utilizado
como referência para outros contatos de uma empresa em redes
sociais, como Instagram ou facebook.
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
11
Lead Qualificados
Um Lead qualificado é o usuário que já identificou um problema e
está buscando soluções, uma pessoa que está realmente pensando
em comprar um produto ou serviço.
Saber as informações necessárias para identificar quais são os leads
qualificados permite que sua equipe de marketing crie campanhas
eficazes e consiga conduzi-lo em sua jornada de forma assertiva.
Funil De Vendas
O funil de vendas, também chamado de pipeline, é um modelo
estratégico que mostra a jornada do cliente do primeiro contato
com a sua empresa até a concretização da venda — em alguns
casos, além dela.
Em outras palavras, ele é uma representação do caminho que o
cliente faz até fechar a compra.
Um processo que consiste em conduzir ou acompanhar o seu cliente
a partir do momento em que ele toma conhecimento de uma
solução vendida pela sua empresa até o fechamento do negócio.
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
12
SEO
O significado de SEO é: Search Engine Optimization ou otimização
para mecanismos de busca.
São as ações que contribuem para aumentar o potencial de
rankeamento de suas páginas e conteúdo, levando você a executar
os principais pré-requisitos exigidos pelas plataformas de análise.
SEO pode ser feito em:
• Blogs
• Sites
• Videos
• Youtube
• Páginas
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
13
CTA – CALL TO ACTION
Os Calls-to-Action ou CTAs são os botões de ação, são chamadas
para a ação que os seus usuários precisam realizar ao surgir uma
página, a fim de que continuem no fluxo do seu funil de vendas e
cheguem ao momento de compra preparados para o consumo.
FLUXO DE NUTRIÇÃO
É um procedimento de automatização de marketing no qual uma
ação do usuário é o gatilho de um fluxo de mensagens,
frequentemente por e-mail, com o intuito de auxiliar o seu persona
a passar as várias etapas do funil de vendas.
Esse fluxo de nutrição também pode ser uma forma de marketing
conteúdo, assim você está gerando:
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
14
• Engajamento;
• Reciprocidade;
• Confiança;
• E está “esquentando” seus seguidores para uma call-to-action
(chamada para ação).
Conclusão
O marketing digital é o ato de promover e vender produtos e
serviços, aproveitando táticas de marketing online, como marketing
de mídia social, marketing de conteúdo, marketing de busca e
marketing por e-mail.
É como as empresas de hoje estão recebendo sua mensagem na
frente de seus melhores clientes potenciais e clientes.
A dica em marketing digital é fazer a oferta certa no momento certo
e no lugar certo.
Hoje, seus clientes estão on-line: participando de redes sociais,
mantendo-se atualizados em sites de notícias e blogs, e
pesquisando on-line quando precisam.
O marketing digital coloca você nesses mesmos canais, para que
seus melhores clientes potenciais possam vê-lo, aprender mais sobre
você e até mesmo fazer perguntas para saber mais sobre você e
seus produtos ou serviços.
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
15
CAPÍTULO 2
16 FERRAMENTAS
INDISPENSÁVEIS PARA
VOCÊ USAR NO MARKETING
DIGITAL
Toda profissão necessita de ferramentas, tanto físicas quanto
virtuais. No marketing digital não é diferente.
As ferramentas de marketing digital podem te ajudar com diversas
facilidades que você faria manualmente.
Com elas, além de trazer vários benefícios que você mesmo não
conseguiria ter de nenhuma forma (nem manualmente), você
também consegue economizar muito tempo.
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
16
Por isso, sei que é importante eu falar de algumas dessas
ferramentas digitais. Com isso em mente, listei 15 Ferramentas para
ajudá-lo.
Vamos conferi-las?
Google Analytics é a ferramenta mãe para quem tem blogs e sites.
Com ela você consegue ter MUITOS recursos para melhorar cada
página sua que você acha que merece mais destaques.
E não é só isso, veja algumas outras funções:
• Quantas pessoas online em seu site;
• Taxa de Rejeição;
• Fontes de tráfegos – de onde que estão chegando;
• Quantas visitas diárias/semanais/mensais e personalizadas;
• Quanto tempo estão ficando;
• Você consegue ver quem é seu público alvo;
• E tem muito mais funções.
Se eu fosse falar aqui de cada função que tem dentro do Google
Analytics, seria um ebook separado! Por isso só listei algumas
funções, lembrando que você pode pesquisar na internet e ver a
ferramenta ao vivo e a cores, mas, precisará se cadastrar e ter um
domínio registrado.
Semrush, ferramenta para acompanhar as palavras-chave orgânicas,
e expressões combinadas com a finalidade de alcançar ótimos
resultados em campanhas digitais PPC (Pagamento Por Cliques).
Na minha opinião, a pesquisa por palavras-chave é primordial e
provavelmente uma das etapas mais importantes no início de
qualquer campanha digital.
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
17
É a pesquisa em todos os níveis que vai determinar os resultados
bem como seu ROI (return on Investment - retorno sobre o
investimento).
A ferramenta Semrush vem também com módulo de SEO, além de
muitos dados disponíveis por meio da barra de análise livre na
homepage. É uma ferramenta paga por cobrança mensal.
Na versão gratuita já tem muitas funções que te ajuda demais.
Veja algumas das funções da Semrush:
• Análise de Palavras-chave;
• Análise de concorrência;
• Criar e acompanhar projetos de SEO;
• Backlinks de Concorrência;
• E muito mais!
Uma ferramenta que proporciona enorme riqueza de dados sobre
links externos, domínios, bem como IPs, melhores páginas, o texto
âncora principal utilizado e muito mais.
Há uma conta gratuita que é limitada, a qual cobre 3 relatórios e 10
resultados, porém para dados mais completos deve-se realizar o
avanço para o pacote full deles, que é pago.
• Suas principais funções e recursos são:
• Site Explorer: Análise de Links;
• Site Explorer: Análise de Tráfego Orgânico;
• Alertas
• Content Explorer;
• Keywords Explorer;
• Rank Tracker;
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
18
• Site Audit.
Com essa ferramenta você é praticamente um dono de um tesouro.
Possui diversas funcionalidades para você que tem um blog ou que
está pensando em criar o seu.
Esse mecanismo de estudo de monitoramento de competição
oferece:
• Dados acerca das fontes de tráfego;
• Melhores conteúdos;
• Engajamento social
• E muito mais.
Existe uma quantidade extraordinária de dados disponíveis no
módulo grátis, inclusive websites de referência, tráfego de estudo e
palavras-chave, porém os pacotes ¬– que são premium – oferecem
também mais dados.
O Google ads não seria exatamente uma ferramenta, e sim uma
forma de você conseguir tráfego na versão paga.
Você paga para anunciar com esse recurso e ele posiciona seu
anúncio no topo de buscas.
Assim quando alguém pesquisar por algo, como por exemplo:
Como Emagrecer 10 Quilos?
E seu anúncio for sobre esse assunto, você aparecerá no topo dessa
pesquisa.
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
19
Mas é claro que tem que fazer mais coisas para conseguir anunciar,
esse foi apenas um exemplo.
Outra funcionalidade muito recomendada dentro do Google
Adsense é a ferramenta “planejador de palavras chaves”.
Com essa ferramenta você tem total domínio do que seu público já
está buscando sobre. Uma das melhores para pesquisas desse tipo.
Você precisa de ajuda com pesquisa de palavras-chave? O
Ubersuggest é uma incrível ferramenta gratuita que pode encontrar
centenas de palavras-chave em poucos minutos.
Agrega dados do Google Suggest, que fornece ideias de palavras-
chave semelhantes e relacionadas às suas pesquisas no Google.
O Ubersuggest também coleta as pesquisas relacionadas na parte
inferior da página de pesquisa do seu Google.
Ou seja, qualquer campanha que você for iniciar, começe pelas
pesquisas de palavras-chave. Utilize o Ubersuggest e o Google
Keyword Planner e você terá pesquisas muito bem fundamentadas,
junto com outras ferramentas de pesquisas gratuitas.
Existem 2 formas que você pode gerar tráfego, o tráfego orgânico
que é gratuito e o tráfego pago.
O Facebook Ads é uma ferramenta que ajuda você criar ou
impulsionar uma publicação que você já tem, é tráfego pago.
Diferente do tráfego gratuito que você tem que ser constante e
sempre estar atualizando conteúdo, já com a ferramenta é um
pouco diferente.
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
20
Ao anunciar, você consegue uma boa taxa de tráfego no mesmo dia
que fez o anúncio.
Pagar um valor mínimo por seu anúncio, o Facebook Ads pode
ressaltar a clareza do seu conteúdo no feed de notícias.
O mais recomendado neste caso, é o recurso de (PPC) Pay Per Click,
disponível no Facebook Ads, que faz com que você alcance um
número maior de leads segmentados, porém sem ter que gastar
bastante com isto.
Dentro do Facebook Ads tem diversas ferramentas que podem
ajudar você.
Uma delas que gosto de usar muito é a: “Facebook Insight”.
Com ela você consegue descobrir até a idade do seu público alvo.
Excelente para uma análise de persona.
Canva é a melhor ferramenta para você que quer fazer banners,
editar fotos e fazer também documentos.
O melhor de tudo é que essa ferramenta tem MUITA
FUNCIONALIDADE grátis!
Veja o que você pode fazer com ela:
• E-books
• Logotipos
• Fotos para redes sociais
• Infográficos
• Documentos
• E muito mais coisas.
Isso tudo que eu falei, na versão gratuita. Imagina se você paga U$
12,00 para usar os outros recursos…. São muitos recursos!
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
21
Você conhece o Yahoo Resposta, certo? O Quora é praticamente a
mesma coisa, porém você consegue fazer muitas pesquisas sobre
um certo assunto e ainda assim consegue ótimas ideias do que está
em tendência e o que está com menos relevância.
Essa ferramenta você pode usar para procurar conteúdo para sua
audiência, pois vai chegar um momento que você pensa “poxa, o
que devo entregar agora como conteúdo, estagnei”, o Quora entra
nesse exato momento.
A única coisa que você precisa é apenas de uma conta para interagir
com as outras pessoas.
O SlideShare é uma plataforma popular de apresentação e
compartilhamento de documentos. Os usuários do SlideShare
tendem a se concentrar em negócios.
O SlideShare tem um número crescente de usuários. No momento
em que este tutorial foi escrito, as próprias estatísticas do SlideShare
colocam o número de usuários em 80 milhões.
Assim, com um número tão grande de usuários, o potencial para
atingir um grande público através do SlideShare está
definitivamente presente. Ela pode ser usada para pesquisas e iscas
digitais além de uma porção de outras coisas. O melhor de tudo é
grátis!
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
22
Se você busca alguma ferramenta para anotações … o Evernote é a
melhor opção para você.
• Com ela você consegue
• Fazer roteiros de vídeos
• Escrever seus artigos
• Fazer alguma anotação muito importante
• E muito mais
Basta você usufruir da ferramenta que você descobre várias outras
funções.
O bom do Evernote é que ele está contigo aonde você está, pois
recentemente foi lançada sua versão de aplicativo.
Então qualquer ideia, qualquer pensamento e você estiver fora, você
pode adicionar através do celular, e quando chegar em casa você
terá aquela anotação no programa do PC. Top não é mesmo?
O Mindmeister é uma ótima escolha para você criar mapas mentais.
A ideia é você organizar uma aula, ou até mesmo a pesquisa de um
artigo.
Ou se apenas quiser organizar as ideias e tarefas é muito útil
também.
Você faz uma pesquisa antes e assim vai organizando e estudando o
que você colocou lá.
Se você quer economizar tempo para usar em outra coisa,
recomendo de verdade utilizá-la!
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
23
Considerado como uma rede social, o Pinterest está crescendo cada
vez mais. A forma que você deve usá-lo é como uma fonte de
tráfego.
Use Infográficos e imagens com um top conteúdo de valor e assim
você atrai pessoas para seu projeto.
Boa forma para quem quer tráfego e não está podendo gastar
muito.
E se eu te falar que em questão a engajamento e tráfego, o
Instagram está bem mais aprimorado do que o Facebook, você
acreditaria?
Sim, o Instagram está poderoso quando se trata de engajamento,
não vai demorar muito para ele se tornar a principal fonte de tráfego
das pessoas.
A única desvantagem do Instagram é que ele não tem a opção de
colocar links nas publicações.
Mas por outro lado você pode adicionar links na bio do seu perfil.
Quando você tem mais de 10K de seguidores, você também
consegue adicionar links em seus stories também!
Uma pesquisa foi feita e relata que os stories estão sendo 10x mais
vistas que o próprio Feed.
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
24
Google Keyword Planner (pesquisador de palavra-chave do Google).
Usando esta utilíssima ferramenta do Google você pode pesquisar
palavras-chave, ver o volume de buscas, palavras-chave relacionadas
entre muitas outras coisas.
Uma das mais importantes fases de qualquer lançamento,
campanha, artigo de blog etc., é sem dúvida nenhuma a pesquisa. A
ferramenta é gratuita e uma das primeiras na minha lista particular.
As suas chances de ranquear as palavras-chave são infinitamente
maiores.
E-mail Marketing
Para ser bem claro, e-mail marketing é a ferramenta mais
fundamental de todos os empreendedores digitais.
Há boatos que e-mail marketing morreu. Muitos se iludem com isso,
mas se você não sabe, o marketing digital ainda é relativamente
novo no brasil.
Isso já demonstra a longa vida dessa ferramenta, mas não é só por
aqui não, no mundo inteiro ela ainda responde por pelo menos 30%
de todas as estratégias de marketing digital.
Então sim, e-mail marketing está bem vivo e funciona para quem
souber usá-lo de forma correta.
Normalmente, utiliza-se algum software específico, existem vários
que você pode adquirir, são cobrados por mês e imprescindíveis em
qualquer estratégia de e-mail marketing.
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
25
Além de criar sequência de e-mails, você pode automatizar a
maneira em que são disparados e segmentar para quem você quer
enviar.
Lembre-se que o marketing digital necessita de tráfego. E uma das
primeiras leis é você construir uma lista de e-mails. É aí que entra a
ferramenta.
Ainda vamos falar bastante sobre esse tema “construção de listas”
em outros ebooks e tem também um post dedicado só para isso no
blog. Dá uma checada lá!
Conclusão
Cada dia que passa surge mais ferramentas para ajudar você a
controlar seu tempo e, fazer trabalhos que não podem ser feitos
manualmente.
Uma coisa é certa, se você se mantém atualizado, você consegue
saber o que precisa e o que não precisa.
Lembrando que não são apenas essas ferramentas, existem diversas
outras.
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
26
CAPÍTULO 3
ESTRATÉGIAS DE
MARKETING DIGITAL
Bom, talvez chegamos à parte que mais interessa para muitas
pessoas, mas é importante ressaltar que tudo que estamos vendo
nesse ebook está interligado e depende uma coisa da outra para
funcionar.
As estratégias são um dos conceitos mais buscados por muitas
pessoas e são a protagonista de conversão de qualquer campanha.
• Artigos
• Geração de leads – construção de listas
• Produtos
• Serviços
• CTAs – click to action
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
27
• Outras campanhas
O foco principal das estratégias são despertar o interesse de quem
está lendo um artigo, escutando um podcast, assistindo um vídeo
etc.
Sabendo muito bem disso, iremos ajudá-lo com exemplos de
construção de estratégias
Vamos utilizar o nicho(mercado) de importação como exemplo
desse módulo e produtos digitais como referência de uma
estratégia.
Finalidade Das Estratégias
As estratégias de marketing digital servem pontos específicos e
fundamentais de qualquer campanha, como por exemplo:
• Definir os objetivos da campanha (primeiro passo de qualquer
estratégia).
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
28
• Encontrar e converter pessoas interessadas no assunto que
você está divulgando/trabalhando, seu projeto.
Se você quer trabalhar no nicho de mercado de importação, você
precisa encontrar pessoas interessadas no assunto importação.
As estratégias servem para “mirar” na segmentação específica que
você quer atingir de acordo com os objetivos da campanha. Veja
abaixo alguns exemplos de nichos de mercado focados em
segmentações específicas.
Importar de fora com menor preço = importação
Perder peso = emagrecimento
Marketing digital = empreendedorismo
Culinária = doces diet
Esses exemplos estão ligados a um mercado específico, que
chamamos de nichos de mercado. As estratégias nos ajudam nisso,
encontrar pessoas interessadas no seu assunto do seu público.
Bases Das Estratégias de Marketing Digital
Para criar qualquer estratégia você precisa responder algumas
perguntas, para começar estas são de caráter elementar:
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
29
1. Qual é o seu nicho de mercado?
2. Quem é o seu público?
3. Quais canais de tráfego esse público mais utiliza?
4. Qual o melhor produto para ser ofertado para esse público?
Seja qual for seu nicho de mercado e público alvo, com estas
perguntas iniciais você pode começar a desenhar estratégias.
Sabendo disso vamos ver agora algumas ideias e estratégias a curto
e longo prazo.
Formatação De Estratégias De Marketing Digital De
Curto Prazo
Muito cuidado no desenvolvimento das estratégias, pois uma
estratégia errada pode pôr toda a campanha em riso.
Primeiro você precisa escolher os canais por onde passam muitas
pessoas que tem interesse no seu assunto.
Os principais canais de tráfegos são:
• Seu Blog
• Youtube
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
30
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
31
• E-mail Marketing
• Anúncios orgânicos (gratuitos: levam muito mais tempo)
• Anúncios pagos
Obviamente que, o conjunto de diversas fontes de tráfego é o mais
recomendado, mas você pode ir escalando aos poucos.
Você não precisa usar todas de uma vez. Mas deve escolher 1 como
foco inicial. O Facebook Ads (anúncios pagos) é uma fonte que gera
resultados rápidos, se estruturada da forma correta.
O Facebook tem muitas pessoas.
O Facebook dá para gerar tráfego orgânico e pago.
O Facebook permite criar diversas estratégias.
Lembrando que esse é apenas um exemplo, você faz com a fonte de
tráfego que mais achar adequada à sua campanha.
Pode ser Facebook, Instagram, Youtube, Google
etc.
O terceiro momento da estratégia é a criação do seu persona, um
perfil segmentado. Pesquisar e entrar em páginas e grupos do
mesmo assunto que você está trabalhando e adicionar pessoas, que
se enquadram no perfil da sua persona interessadas em seu assunto.
O ideal é postar no mínimo 1 conteúdo todos os dias que ajude as
pessoas que têm interesse no assunto. Ou seja, conteúdos ricos que
solucionem as “dores” desse público.
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
32
Uma sugestão é ofertar seu produto de vez em quando (2 vezes na
semana por exemplo, mas pode ser mais). Mais conteúdo gratuito
do que oferta paga, depende do seu orçamento!
O tema criação de página, seja a de vendas, de captura ou mesmo
páginas landing pages, é um tema que tem muita informação e por
isso eu abordo em um post dedicado exclusivamente para isso.
Mas, em geral, você cria páginas com anúncios ou chamadas, que
são inseridas nos blogs e em anúncios, e em grupos específicos e
veicula diversos canais de tráfego.
No caso de tráfego orgânico, uma vez que você pesquisou muito
bem suas palavras-chaves, pesquisou também seu persona, nicho de
mercado e produto ofertado, a probabilidade de ser encontrado
pelo seu público é muito grande.
Sendo assim, são grandes as chances de suas páginas serem curtidas
e compartilhadas. As pessoas passam a conhecer você melhor, isso
gera credibilidade e autoridade e com o tempo vem a conversão,
elas compram de você.
Esse tempo depende da qualidade do seu material, produto, página,
anúncio, pesquisa etc.
No caso de tráfego pago, você pode fazer publicações, dentro do
Facebook Ads, e anunciar um produto que está trabalhando.
Os resultados de campanhas pagas no do Facebook Ads são
impressionantes, você consegue tráfego rápido.
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
33
E tem 2 formas que você pode pagar por essa publicação. Pagar por
cliques ou pagar por dia corrido. Recomendo inicialmente por
cliques.
Antes de iniciar essa estratégia é interessante você estudar sua
persona, assim você atingirá seu público certeiramente.
Outra dica antes de você começar a anunciar, é escolher os produtos
que resolvam dores que seu público quer resolver, as questões mais
buscadas no Google.
Um grande segredo dos anúncios sem dúvida nenhuma, são os
títulos. Você precisa estudar e praticar. Fazendo isso, não é uma
tarefa de outro mundo, qualquer um consegue.
Não invista dinheiro em campanhas pagas sem estudar muito antes
estas questões mencionadas, se não é dinheiro jogado fora.
Outras estratégias de tráfego pago, é pagar donos de grupos, no
Instagram ou Facebook, para deixar sua publicação fixada por um
período. Isso dá muito resultado desde que os grupos sejam bem
numeroso, acima de 50.000 pessoas.
A segmentação do seu público tem um papel preponderante nas
suas campanhas.
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
34
Nicho de emagrecimento, por exemplo, é apontado para um público
que quer perder peso e assim por diante.
Bem, essas foram algumas ideias de estratégias mais de curto prazo,
vamos ver agora, algumas de longo prazo.
Formatação De Estratégias De Marketing Digital De
Longo Prazo
No passo anterior vimos alguns exemplos de estratégias de curto
prazo, de tráfego orgânico e tráfego pago e para isso utilizamos o
Facebook.
São exemplos e ideias que deram certo com milhares de
empreendedores digitais. As chances de de converter em vendas são
muito grandes.
Entretanto, qualquer estratégia para ser boa precisa também ser de
longo prazo. Um negócio deve ser estruturado para funcionar a
longo prazo. Não sei de ninguém que quer ganhar 10.000 em 1 mês
e no outro correr o risco de não ganhar isso ou 9x menos que isso.
Para você ter um resultado constante, você precisa exclusivamente
aplicar estratégias de longo prazo.
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
35
Isso envolve:
• Blog
• Youtube
• Lista de E-mail
Na verdade, se você for parar para perceber, tudo isso envolve a
construção de listas de e-mails. Por isso, eu enfatizo tanto esse
canal de e-mails.
Pode ser um canal do Youtube, leitores do blog, assinantes do seu
e-mail marketing e por aí vai.
O foco da estratégia de longo prazo é você construir listas. Só que
o ponto fraco da criação de listas é que dificilmente você faz vendas
logo de início, as vendas vão entrando a longo prazo.
Blogs
Falando agora um pouco sobre os blogs, pratique marketing de
conteúdo, que é a entrega de conteúdo de valor. Conteúdo esse que
faça a pessoa resolver pelo menos 60% do problema dela.
Os outros 40% é seu produto que soluciona. Crie conteúdos e faça
ofertas para ele no seu blog.
Para você posicionar bem o seu blog, você deve usar técnicas de
SEO - Search Engine Optimization - e ter interações com mídias
sociais.
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
36
SEO
O SEO, é uma sigla que define o Otimização Para Sites De Buscas.
Por isso você tem que compartilhar seus artigos nas redes sociais.
Blogs e sites são excelentes para conversão.
Youtube
Pensando agora sobre o Youtube, você consegue ter resultado com
mais facilidade do que no Google, mas não pense que por ser mais
rápido é mais fácil.
No Youtube você também faz marketing de conteúdo.
Entregar um belo conteúdo, algo que gera muito valor e fazer
ofertas.
Com a mesma ideia do 60% de problema solucionado com o grátis
e 40% com conteúdo pago.
Para produzir os vídeos você segue também um Plano de Ação.
• Criar pauta de conteúdo.
• Criar roteiro dos seus vídeos.
• Gravar vídeos.
• Editar seus vídeos (use o Filmora ou Vegas Pro para edição).
• E por fim fazer o upload do seu vídeo.
Lembre-se de usar tags para ser bem encontrado nas pesquisas.
Com essa estratégia no Youtube você tem chances de ter resultado
rápido mais do que o Blog, mesmo assim poste de 1 a 2 vídeos por
semana.
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
37
Lembre-se também de fazer chamada para ação no final do vídeo e
não esquecer de colocar seus links na descrição.
Tem duas formas que você pode fazer seus vídeos. Gravação de
rosto e formato slide-show (explicação + fotos).
Uma das melhores e mais rápidas formas de você vender pelo
Youtube, é fazer o chamado vídeo review.
A ideia é você fazer um review (revisão) ou um depoimento de um
curso ou de algum produto e assim deixar seu link na descrição.
Você precisa apenas estudar a página de vendas e no vídeo explicar
seus benefícios e falar o que ele ensina. Um vídeo em torno de 1 a 4
minutos já serve.
Listas De E-mails
Para você capturar e-mails de usuários que têm interesse nos seus
conteúdos a estratégia parece no primeiro momento simples, mas
requer uma série de técnicas.
Você pode verificar no post específico do blog sobre e-mails um
resumão bacana sobre esse tema.
Ao invés de você vender diretamente, você captura o e-mail dessas
pessoas e converte dentro da sua lista, assim você tem mais chance
de ter resultado do que vender diretamente.
Vejamos um passo a passo de como poderia ser isso:
Contrate uma ferramenta de auto responder, eu sugiro a
GetResponse que é a que eu uso e é excelente.
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
38
Você pode acessá-la por este link abaixo:
Caso você não possa gastar com nada neste início, sugiro a E-goi
com o plano 5001 contatos grátis.
Claro que tudo que é grátis, na verdade não é, né...! Tem um preço.
O preço neste caso é que quando seu negócio começar a escalar
você vai ter que fazer toda a migração de templates, e-mails,
contatos, páginas de captura e landing pages para um outro
sistema.
Por isso, recomendo que já comece com a GetResponse.
Sem dúvida, existem outras, a Fusion Soft, Aweber, Mail Chimp,
KlickPages e um monte de outras empresas, cada qual com pontos
fortes e fracos.
Depende de qual você gostar mais e que esteja alinhada às suas
necessidades.
Resolvida qual ferramenta irá usar então, mãos à obra.
Primeiro Faça Uma Isca Digital
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
39
O nome é meio esquisito mesmo, mas é bem isso! A isca digital é
um conteúdo em diversos formatos como e-books, mapas mentais,
infográficos, vídeos e qualquer outra coisa que vire um conteúdo de
ajuda.
O mais usado é sempre um e-book com uma solução para acabar
com pequenas dores que seu público tem. Fica a seu critério, qual
isca digital fazer.
Crie a Sequência de E-mails Auto responder
Um número que vai de 10 ou mais e-mails, com sequência de
disparo automático. A Cada 5 e-mails disparados, um deve ter a sua
oferta.
Funciona a partir de gatilhos baseados nos comportamentos dos
usuários, se eles leem, clicam ou baixam conteúdos vindos dos seus
e-mails.
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
40
Crie As Páginas De Captura
Você precisa criar as páginas que vão seduzir o leitor a deixar seu e-
mail. Existem vários plugins e ferramentas que ajudam a tornar o
processo bem mais tranquilo, então não se assuste.
Você encontra muitos tutoriais no Youtube que ensinam a fazer isso.
Cada página tem um código. O seu leitor coloca o e-mail nesta
página, seduzido pela oferta ou por baixar um ebook, e esse e-mail
está ligado a uma lista.
Ao mesmo tempo dispara uma sequência de e-mails auto
responder. O leitor recebe o ebook e é direcionado a uma página de
vendas e passa a receber uma sequência de e-mails que pode no
futuro converter em venda.
Funil De Vendas
Você vai perceber que o leitor está sendo conduzido pelo funil de
vendas que falamos no capítulo 1.
Tente sempre levar a pessoa para uma página fora do e-mail, um
vídeo, um artigo, ou uma imagem. É extremamente importante ter
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
41
sempre sua Chamada Para Ação – CTA (click to action) em todos os
materiais.
Para vender dentro do e-mail marketing você tem que fazer ofertas.
Uma boa estratégia é a cada 4 ou 5 e-mails fazer uma oferta. E assim
você vai fazendo ciclos de ofertas e conteúdo.
Conclusão
Vimos que foram diversas estratégias, mas têm muitas outras,
porém, é melhor consumir aos poucos todas estas informações. No
próximo capítulo, vamos entender como analisar se as estratégias
estão indo bem ou não.
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
42
CAPÍTULO 4
ANÁLISE DE MÉTRICAS DE
MARKETING DIGITAL
Se você está um pouco confuso com a sopa de letrinhas e nomes
que vimos nos capítulos anteriores, não fique preocupado. Esse é
um processo natural e aos poucos todas as informações vão se
encaixando na sua mente.
De nada adiantam boas estratégias, ideias e campanhas se elas não
cumprirem com as metas iniciais e converter em vendas.
Para analisar os resultados e avaliar se o que estamos fazendo está
atingindo os objetivos propostos, ou onde precisamos fazer ajustes
precisamos analisar as métricas.
Lembrando que os ajustes são sempre necessários e esse
monitoramento das métricas é sagrado e constante.
Sabendo disso vamos economizar nosso dinheiro, tempo e estresse.
Antes da internet, provar o valor de uma ação de marketing era bem
mais difícil. A falta de conhecimento motivava decisões ruins.
E, para você não as cometer e extrair o melhor de todos os seus
esforços, definir parâmetros de mensuração é essencial. É impossível
ter sucesso sem usá-las corretamente.
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
43
Análise Blogs E Sites
• Visitantes Únicos: qual é a quantidade de pessoas que
acessam sua página. Cada hóspede é apurado somente uma
vez dentro do espaço de tempo recomendado.
• Sessões: é o quadro de interações, tal qual as visualizações de
página bem como cliques, que um mesmo utilizador executa
em um propenso período.
• Tráfego Orgânico e Pago: representa a porção de sessões
que são originadas de mecanismos de busca e campanhas
pagas na rede.
• Taxa de Rejeição: é a proporção de usuários que realizam
somente uma visita, sem fazer outras interações, como cliques
e visualizações de páginas.
• Taxa de Conversão: é a taxa resultante entre o número de
visitas e o número de conversões realizadas.
• Links Externos: é o volume e a qualidade de links vindos de
outros domínios que direcionam para o seu site ou blog.
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
44
Mas essas não são as únicas métricas de marketing digital. Na
verdade, conhecer todas as métricas e escolher as que melhor se
adequam ao seu negócio deve ser uma etapa no seu planejamento.
Você pode fazer essas pesquisas dentro do Google Analytics,
inclusive aquelas ferramentas possuem vários recursos que ajudam
na sua análise.
Uma que é considerado por muitos como das mais importantes, o
famoso ROI, Return On Investment ou Retorno Do Investimento.
ROI – Retorno Do Investimento
O retorno do investimento (ROI) é uma medida de desempenho
usada para avaliar a eficiência de um investimento ou comparar a
eficiência de vários investimentos diferentes.
O ROI tenta medir diretamente o valor do retorno de um
determinado investimento em relação ao custo do investimento.
Para calcular o ROI, o benefício (ou retorno) de um investimento é
dividido pelo custo do investimento. O resultado é expresso como
uma porcentagem ou uma proporção.
A fórmula do ROI:
ROI = (Valor Atual do Investimento - Custo do Investimento) / Custo
do Investimento
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
45
Por exemplo, suponha que João investiu $1.000 na campanha X em
e realizou vendas no total de $1.200 um mes depois.
Para calcular o retorno do investimento, primeiro faça a subtração
de $1.200 - $1.000, depois divida o resultado pelo custo do
investimento $1.000, ou seja, $200 / $1.000 ou 20%.
Custo De Aquisição
O cálculo do CAC é simples: divide-se a soma dos investimentos
para adquirir um cliente pelo número de clientes conquistados em
um determinado período.
E a fórmula é a seguinte:
CAC = Soma dos investimentos / Número de clientes adquiridos
Exemplo:
Em um trimestre, você investiu R$ 5.000 na área de marketing e
conquistou 100 clientes novos. Seu CAC é de R$ 50.
Custos que devem ser considerados:
Salários da equipe
Comissões de venda
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
46
Treinamento de colaboradores
Aquisição de ferramentas
Assinatura de softwares
Compra de anúncios
Participação em eventos
Assessoria de imprensa
Materiais impressos
Viagens
Contatos telefônicos
Receita Recorrente Mensal
Conhecida como monthly recurrent revenue (MRR), receita
recorrente mensal.
Simplificando, a receita recorrente mensal (MRR) é uma receita que
uma empresa pode contar todos os meses - uma receita previsível!
Muitas vezes, isso é um negócio de assinatura - um serviço que é
faturado (e pago) mensalmente.
Para calcular sua receita mensal recorrente, basta multiplicar o
número total de usuários pagantes pela receita média por usuário.
Uma maneira mais fácil de calcular isso é usando o RMPC (receita
média por conta).
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
47
Depois de saber a receita média por conta, você vai multiplicar o
número total de clientes pagantes pelo valor médio que todos os
clientes pagam a cada mês.
Então, digamos que você tenha 10 clientes pagantes e uma quantia
média de $100/mês, sua receita média recorrente MRR seria $1000.
E a fórmula é essa:
MRR = RMPC * Número total de clientes
Essa métrica é bastante comum em serviços que envolvam
assinaturas, uma vez que elas pressupõem pagamentos periódicos.
Custo Por Aquisição
Conhecido pela sigla CPA, termo deriva da palavra em inglês Cost
per Action.
O CPA pode ser calculado para campanhas com diferentes objetivos, veja abaixo alguns exemplos:
• Preenchimento de um formulário • Download de um ebook
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
48
• Inscrição em um Webinar • Visualização de um vídeo • Venda de um produto (camiseta, tênis, quadro) • Venda de um curso online •
O custo de aquisição (CPA), assim como o custo por click (CPC) e o
custo por mil impressões (CPM), são métricas para avaliar quanto
está sendo investido em cada etapa do processo de compra.
A relação desses indicadores reflete custos de aquisição, dividindo-
se o primeiro pelo segundo.
Exemplo para um valor investido de $100 que teve 500 visualizações:
CPM = 100/500 ------→ $ 0,20
CPM = Valor investido / Visualizações.
CPC = Valor investido / Cliques.
CPA = Valor investido / Número de Vendas.
Ticket Médio = Valor total das vendas / Número de Vendas.
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
49
Dica: O valor investido, inclui tudo o que envolve custos:
Salários dos profissionais do departamento de marketing, valor de
investimento em publicidade online e off-line etc. (Facebook Ads,
Linkedin Ads, Twitter Ads, e-mail marketing, Google Adwords,
Cartões de Visitas e Flyers são alguns possíveis investimentos).
Custo Por Lead
Quando você cria seu planejamento de marketing, estipula um
orçamento. Esse será o custo total que você vai investir para atrair
mais clientes e fazer suas vendas.
O orçamento total é dividido entre as várias campanhas e ações,
facilitando a mensuração de resultados posteriormente.
Do começo de uma campanha até o fim, suponhamos que você gaste 100 mil reais do seu orçamento de marketing. Durante este período, você conseguiu gerar 20 mil leads (potenciais futuros compradores). Seu custo por lead foi de 5 reais.
O cálculo é bem simples de entender:
CPL = TOTAL INVESTIDO / TOTAL DE LEADS GERADOS
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
50
Churn Rate - Taxa De Retenção
Ninguém pretende se desfazer de um cliente, certo? Então, é
fundamental olhar para quantos deles estão indo embora todo o
mês, ano ou período qualquer.
Churn rate é a relação entre o número de clientes que abandonam seu negócio durante um determinado período e o total de clientes que você tinha no início desse mesmo período.
Se você multiplicar este número por 100, pode calcular o churn rate como uma porcentagem, o que é mais comum.
Exemplo de cálculo de churn rate:
Você tem 30 clientes no início do mês. Durante este período, 15 desistem da compra que fizeram.
15/30 x 100 = 50%
Tráfego Por Canal
Uma estratégia de marketing digital, hoje, utiliza diversos canais de
compra.
Muitos deles estão disponíveis e contém um volume de público
seguro de buscas orgânicas a mídias sociais, campanhas pagas etc.
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
51
Cada um desses canais terá participação na quantidade e na
qualidade de visitas que seu domínio recebe e, de modo
consequente, no número de vendas que isto gera.
Então, é fundamental monitorar o quanto cada um dos seus canais
performa para supervisionar como estão os seus resultados.
Novas Sessões
Sessões são calculadas, por padrão, pelo envolvimento de um
usuário no decorrer de até 30 minutos.
Então, se você visita um site duas vezes em um pedaço de 30
minutos, isto será colocado como uma sessão apenas.
Porém, depois de os 30 minutos desde a primeira visita, será
contada como uma nova sessão.
No momento em que o seu conteúdo tem um alto poder de atração,
constantemente usuários novos e recorrentes irão visitá-lo.
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
52
Conclusão
Igual eu falei no início, se você não sabe mensurar suas estratégias,
fica um pouco complicado para você saber se está ganhando ou
perdendo.
Por isso, é importante que você aprenda isso. Não entre no jogo
para ser mais um. Entre no jogo para vencer!
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
53
CAPÍTULO 5
8PS DO MARKETING
DIGITAL
Esse tópico não costuma aparecer muito nos manuais de marketing
digital, mas é interessante saber eaplicar.
Os 8Ps do marketing digital são:
• Produto
• Preço
• Praça
• Promoção
• Pessoas
• Processos
• Posicionamento
• Performance
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
54
Produto
O que eu quero vender? O que eu estou de fato entregando para o
meu cliente?
Porém melhor do que isto, é necessário supervisionar e definir o que
será concentrado nesse produto:
• O conceito dele
• Quais as utilidades que ele deve desempenhar
• Como ele é materialmente, com o que ele se parece
• Como o cliente pode utilizá-lo
• Qual o nome dele
O produto é aquilo que se vê da empresa. Todas as outras coisas
são essenciais, porém o produto determina o sucesso ou o insucesso
do negócio.
Ou seja, seu público necessita daquilo que você pode proporcionar.
Visto que se o cliente não necessitar do seu produto, rapidamente
você será esquecido.
Contudo, se você tiver um produto ou serviço forte, uma entrega
diferenciada e isto solucionar o dilema de alguém, aí efetivamente
você pode ter uma mina de ouro nas mãos.
Uma vez com o produto formatado e definido, você pode refletir
sobre os demais pilares abaixo.
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
55
Preço
Nada mais nada menos que o quanto você vai cobrar pelo produto
que irá oferecer para seu cliente.
No entanto este P não é somente o valor monetário, e efetivamente
o valor agregado, perceptível, de marca.
Saber quanto ele custa para ser fabricado, quanto ele custar para ser
entregue, quanto ele custará para ser vendido é fundamental. Assim
como saber quanto as pessoas estariam dispostas a pagar por ele.
Afinal de contas, não adianta nada oferecer um produto superlegal,
se as pessoas não veem um valor tão grande e não estão dispostas a
pagar por ele.
O valor visto é descrito em todos os demais pilares. Saber o que é,
como auxilia sua persona, como você o distribui, fazem total
diferença nessa clareza.
Praça
Praça é a função do seu produto ou serviço no mercado. Ou seja,
como seu cliente chega até você.
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
56
É fundamental saber onde seu público está e consome sua oferta,
em quais estabelecimentos ele vai frequentemente, se prefere
adquirir na internet ou nas lojas físicas bem como outras questões
particulares sobre a concessão e uso.
Não adianta você ter uma empresa enorme quando na verdade seu
público compra pela internet.
Da mesma maneira que não adianta você vender, por exemplo, sua
marca de roupas em uma loja de departamento quando você
pretende atingir indivíduos de classe A.
Promoção
Promoção de um produto, no conteúdo dos 8Ps, não significa uma
liquidação ou desconto.
Promoção está de modo direto ligada ao marketing dele e como ele
será promovido. Em linhas gerais, como este produto chegará até
seus compradores.
Para isto podemos refletir em corresponder perguntas como, quais
os melhores canais de consumação, os melhores pontos de
conversão, os melhores lugares para difundir a marca.
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
57
Para responder a essas perguntas você necessita pensar no seu
público alvo e decidir como ele apreciaria saber sobre o seu produto
e como ele o consome.
Você verá no final desse texto, a importância de utilizar o marketing
digital de modo correto para isto. Utilizar as redes sociais para se
produzir e chegar até este possível cliente.
Pessoas
Entende-se que onde divulgar sua marca e como ela chegará a seu
público final é de extrema importância. Isso depende de marketing,
claro, mas do estudo do comportamento da sua persona.
Mas falar de pessoas é falar de um insumo de extrema importância
para o negócio.
De nada adianta a comunicação chegar às pessoas alvo se quando
elas vão até você adquirir seu produto ou serviço, você não as
atende bem.
Atender bem é receber bem, ouvir as necessidades e encontrar a
melhor solução para elas. A necessidade de se criar empatia com o
público é imensa.
Portanto, se preocupar com pessoas é fundamental para seu
negócio. Contratar bem, treinar, capacitar, motivar e direcionar seus
esforços para os clientes.
Cada serviço exige uma habilidade com pessoas diferente. Pode ser
um atendimento mais consultivo, discrição ou mesmo um espírito
contagiante e alegre.
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
58
Processos
Esse item representa todos os fluxos de trabalho, procedimentos e
metodologias que devem ser utilizadas pela empresa.
Temos alguns aspectos para analisar aqui. O primeiro é a
importância de processos para atender seu cliente, encantar e
promover a melhor experiência de usuário para ele.
Cada vez mais temos que estar preocupados com isso e vai de
encontro a tudo que falamos acima no quesito “pessoas”.
Os processos também são importantes internamente. Quem é
responsável pelo que, quando fazer cada uma das atividades e como
realizar cada uma das tarefas.
São os processos que nos orientam sobre o que devemos ou não
fazer. Eles são necessários para atingir um nível de padronização
necessário nas entregas, internas e externas, de qualquer empresa.
Outros processos necessários são processos administrativos, que
não entram tanto no foco dos 8Ps do Marketing, mas devem ser
cuidadosamente estudados para não deixar a empresa desprotegida
e nem burocrática.
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
59
Posicionamento
Esse pilar também é comumente conhecido como “evidência física
ou concretude”. Ele diz respeito a observar o ambiente onde o
serviço é prestado ou o produto vendido.
É a forma como a empresa vai interagir com essa comunidade.
E todos os aspectos são importantes. Tudo o que falamos acima em
“pessoas” e “processos”, além de apresentação visual, equipamentos,
insumos materiais, como interagir com o cliente etc.
A empresa também deve decidir qual o posicionamento estratégico
dela.
O produto vendido é barato e de baixo custo então deve-se vender
em grande volume? Ou ela está procurando a diferenciação e assim
pode cobrar mais caro por cada peça vendida uma vez que ele é
exclusivo?
Vai um pouco de encontro ao P de praça, mas também determinar
em qual segmento você é bom, seu produto tem mais aceitação e
decidir por fazer uma estratégia direcionada a ele.
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
60
Performance
Pilar também conhecido como produtividade e qualidade. Com esse
item conseguimos falar sobre o sucesso que sua empresa está ou
não, tendo frente ao mercado.
Definir esses indicadores e persegui-los no dia a dia da sua empresa
é de extrema importância.
Só assim sabemos se estamos conquistando ou não nossos
objetivos e se está sendo bem-sucedido nos outros 7Ps citados.
Se não, o que precisa ser repensado? Como será repensado? Esses
indicadores te mostrarão o que fazer ou pelo menos te darão uma
ideia de para onde ir.
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
61
Conclusão
Finalizando esse ebook, espero ter passado algumas informações
interessantes para que você possa dar os primeiros passos para
montar seu negócio online.
É claro, que esse é um resumo, e você precisa mergulhar de cabeça,
pesquisar muito e aos poucos as informações vão se encaixando e
fazendo sentido.
Não deixe de checar lá no blog os muitos conteúdos que
complementa esse e se você quiser saber de algum determinado
assunto ou fazer qualquer pergunta, será um prazer falar com você.
Até breve!
Monte Seu Negócio Na Internet Com O Método Mais Reconhecido Do País
62
top related