dicas para o aumento de conversão eshow 2013

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Dicas práticas sobre como aumentar sua taxa de conversão

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Page 1: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

Dicas práticas sobre como aumentar sua taxa de conversão

Page 2: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

Desafios do e-Comemrce atual: Margens X Custos

Page 3: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

Falta de planejamento

Guerra de preços

Frete grátisInvestimento desordenado

em CPC

Uma crítica ao mercado

Page 4: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

Pesquisa com alguns clientes VTEX

Page 5: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

A importância do ROI no e-Commerce

ROI = Vendido

------------------------Investido

Ex: = 10R$ 100.000,00

------------------------R$ 10.000,00

Isso também pode ser visto como...

• ROI de 10 = reinvestir em marketing 10% do faturamento

• ROI de 5 = reinvestir em marketing 20% do faturamento

• ROI de 20 = reinvestir em marketing 5% do faturamento

Page 6: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

Analisando as depesas variáveis (DV):

• Impostos e fraude – não temos como reduzir

• Financeiro, fulfillment e platafoma – a redução depende de volume de

vendas (ou do tempo de relacionamento)

• Conta frete – sem frete grátis você não será competitivo, a menos que…

• Marketing – aumentando o ROI

Como aumentar sua Margem de Contribuição?

MC = PV – (CMV + DV)

Page 7: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

CPC CPA (Conv. 2%) Ticket Médio ROIOntem 0,20R$ 10,00R$ 300,00R$ 30 Hoje 0,60R$ 30,00R$ 300,00R$ 10 Amanhã 1,00R$ 50,00R$ 300,00R$ 6 Depois de amanhã 1,40R$ 70,00R$ 300,00R$ 4

O CPC nessa estória...

Page 8: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

Exemplo:

• Pedidos aprovados = 8.000

• Visitantes = 400.000

• Taxa de conversão = 8.000 / 400.000 x 100 = 2%

E a tal da Taxa de Conversão?

TC = Pedidos Aprovados

----------------------------Visitantes

X 100

Page 9: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

Legal,mas como aumento a taxa de conversão?!?

Page 10: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

De

fora

par

a de

ntro Otimizando

as campanhas de marketing D

entr

o da

loja

virt

ual

Inovando e melhorando a usabilidade da loja

Ope

raçã

o co

mo

um to

do Oferecendo uma melhor experiência do usuário

E a tal da Taxa de Conversão?

Page 11: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

Capte e-mail e ofereça algo em troca

Page 12: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

10% de desconto na primeira compra

Page 13: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

Estratégia de cadastro e exibição dos produtos

Page 14: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

Detalhes na vitrine

Page 15: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

Fotos 360 graus

Page 16: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

Adicionar ao carrinho sem sair da página

Page 17: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

Buzz em redes sociais: Konami Code

Page 18: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

Navegação segmentada

Page 19: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

Navegação segmentada

Page 20: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

Navegação segmentada

Page 21: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

Navegação segmentada

Page 22: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

Percepção de segurança

Page 23: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

Percepção de segurança

Page 24: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

Descubra formas de incentivar a recompra

Page 25: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

Facilite a vida do seu cliente

Page 26: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

Facilite a vida do seu cliente

Page 27: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

Facilite a vida do seu cliente

Page 28: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

Facilite a vida do seu cliente

Page 29: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

Facilite a vida do seu cliente

Page 30: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

Facilite a vida do seu cliente

Page 31: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

Filtros inteligentes para busca

Page 32: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

Catálogo Digital

Page 33: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

Experiência de compra diferenciada

Page 34: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

Experiência de compra diferenciada

Page 35: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

Experiência de compra diferenciada

Page 36: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

Recupere os indecisos

Page 37: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

Recupere os indecisos

após 1 hora após 1 dia após 5 dias

após 1 hora após 1 dia

após 1 hora após 1 dia

após 90 dias

após 45 dias

Carrinho Checkout Endereço

Checkout Pagamento

Confirmação de Compra

CLIENTE

Page 38: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

Recupere os indecisos

Na alteração do status

1 dia antes do vencimento

1 dia após o vencimento

Na alteração do status

Cartão Negado Boleto em Aberto Boleto Vencido

Pedido Fraudado

CLIENTE

Page 39: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

Faça (eu disse FAÇA!!!!) testes A/B

A B

Page 40: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

Testes A/B – Quantidade de botões

A B

tela com mais produtos dois botões (quick view e order now)

+ 88% de conversão

B

Page 41: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

Testes A/B – Fotos de Produtos

A B

Fotos com modelo demonstrando uso

+ 44% de conversão+ 67% do ticket médio

B

Page 42: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

Testes A/B – Caixa de busca

A B

diagramação e informações diferentes

+ 20% de uso da busca

B

Page 43: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

Testes A/B – Banner

A B

Banners com menos imagens, consequentemente menos distrações, neste caso

+ 13% de cliques

A

Page 44: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

Testes A/B – Full banner

A B

fundo escuro com mais destaque para o perfil de público-alvo do produto

+ 30% de cliques

A

Page 45: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

Testes A/B – Texto do botão

A

B texto do botão mais longo e objetivo

+ 87% de cliquesB

Page 46: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

Testes A/B – Posição dos botões

A

B

mudança de posicionamento dos botões

+ 18% de conversãoA

Page 47: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

Testes A/B – Checkout – Pagamento

A B

mudança do texto do botão adição da imagem de segurança

+ 20% de conversão

A

Page 48: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

Perguntas

Page 49: Dicas para o Aumento de Conversão eShow 2013

[email protected] @RafaelForte

Obrigado!