dicas para o aumento de conversão eshow 2013

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Dicas práticas sobre como aumentar sua taxa de conversão

Desafios do e-Comemrce atual: Margens X Custos

Falta de planejamento

Guerra de preços

Frete grátisInvestimento desordenado

em CPC

Uma crítica ao mercado

Pesquisa com alguns clientes VTEX

A importância do ROI no e-Commerce

ROI = Vendido

------------------------Investido

Ex: = 10R$ 100.000,00

------------------------R$ 10.000,00

Isso também pode ser visto como...

• ROI de 10 = reinvestir em marketing 10% do faturamento

• ROI de 5 = reinvestir em marketing 20% do faturamento

• ROI de 20 = reinvestir em marketing 5% do faturamento

Analisando as depesas variáveis (DV):

• Impostos e fraude – não temos como reduzir

• Financeiro, fulfillment e platafoma – a redução depende de volume de

vendas (ou do tempo de relacionamento)

• Conta frete – sem frete grátis você não será competitivo, a menos que…

• Marketing – aumentando o ROI

Como aumentar sua Margem de Contribuição?

MC = PV – (CMV + DV)

CPC CPA (Conv. 2%) Ticket Médio ROIOntem 0,20R$ 10,00R$ 300,00R$ 30 Hoje 0,60R$ 30,00R$ 300,00R$ 10 Amanhã 1,00R$ 50,00R$ 300,00R$ 6 Depois de amanhã 1,40R$ 70,00R$ 300,00R$ 4

O CPC nessa estória...

Exemplo:

• Pedidos aprovados = 8.000

• Visitantes = 400.000

• Taxa de conversão = 8.000 / 400.000 x 100 = 2%

E a tal da Taxa de Conversão?

TC = Pedidos Aprovados

----------------------------Visitantes

X 100

Legal,mas como aumento a taxa de conversão?!?

De

fora

par

a de

ntro Otimizando

as campanhas de marketing D

entr

o da

loja

virt

ual

Inovando e melhorando a usabilidade da loja

Ope

raçã

o co

mo

um to

do Oferecendo uma melhor experiência do usuário

E a tal da Taxa de Conversão?

Capte e-mail e ofereça algo em troca

10% de desconto na primeira compra

Estratégia de cadastro e exibição dos produtos

Detalhes na vitrine

Fotos 360 graus

Adicionar ao carrinho sem sair da página

Buzz em redes sociais: Konami Code

Navegação segmentada

Navegação segmentada

Navegação segmentada

Navegação segmentada

Percepção de segurança

Percepção de segurança

Descubra formas de incentivar a recompra

Facilite a vida do seu cliente

Facilite a vida do seu cliente

Facilite a vida do seu cliente

Facilite a vida do seu cliente

Facilite a vida do seu cliente

Facilite a vida do seu cliente

Filtros inteligentes para busca

Catálogo Digital

Experiência de compra diferenciada

Experiência de compra diferenciada

Experiência de compra diferenciada

Recupere os indecisos

Recupere os indecisos

após 1 hora após 1 dia após 5 dias

após 1 hora após 1 dia

após 1 hora após 1 dia

após 90 dias

após 45 dias

Carrinho Checkout Endereço

Checkout Pagamento

Confirmação de Compra

CLIENTE

Recupere os indecisos

Na alteração do status

1 dia antes do vencimento

1 dia após o vencimento

Na alteração do status

Cartão Negado Boleto em Aberto Boleto Vencido

Pedido Fraudado

CLIENTE

Faça (eu disse FAÇA!!!!) testes A/B

A B

Testes A/B – Quantidade de botões

A B

tela com mais produtos dois botões (quick view e order now)

+ 88% de conversão

B

Testes A/B – Fotos de Produtos

A B

Fotos com modelo demonstrando uso

+ 44% de conversão+ 67% do ticket médio

B

Testes A/B – Caixa de busca

A B

diagramação e informações diferentes

+ 20% de uso da busca

B

Testes A/B – Banner

A B

Banners com menos imagens, consequentemente menos distrações, neste caso

+ 13% de cliques

A

Testes A/B – Full banner

A B

fundo escuro com mais destaque para o perfil de público-alvo do produto

+ 30% de cliques

A

Testes A/B – Texto do botão

A

B texto do botão mais longo e objetivo

+ 87% de cliquesB

Testes A/B – Posição dos botões

A

B

mudança de posicionamento dos botões

+ 18% de conversãoA

Testes A/B – Checkout – Pagamento

A B

mudança do texto do botão adição da imagem de segurança

+ 20% de conversão

A

Perguntas

Rafael.Forte@VTEX.com.br @RafaelForte

Obrigado!

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